



Educação Especial
Avaliação Psícoeducacional
Para optimizar o potencial de desenvolvimento e de aprendizagem da criança ou do jovem, há que proceder a uma caracterização do seu perfil educacional ou de desenvolvimento.
Assim, e com o estabelecimento das áreas fortes e fracas poder-se-á elaborar um plano de intervenção mais adequado à sua problemática.
Enriquecimento Cognitivo
Uma das vertentes de intervenção psicoeducacional existentes no Corpe centra-se no conceito de modificabilidade cognitiva. A intervenção ao nível das competências cognitivas mais concretamente das disfunções que lhe estão associadas baseia-se em diversos programas de estimulação cognitiva.
De destacar o Programa de Enriquecimento Instrumental de Feuerstein, entre outros, os quais visam a criação de estratégias cognitivas que possibilitam a resolução das mais variadas situações – problema.
Autonomia Social
Visando a obtenção e o incremento de competências sociais, relacionais e psicomotoras o CORPE apresenta um programa estruturado em módulos através de dinâmicas de grupo vivenciais. O programa de autonomia social é especialmente dirigido a crianças e jovens a partir dos 10 anos com ou sem NEE.
